Abstract:
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Neste trabalho abordou-se o problema de programação de tripulantes (PPT) de ônibus urbano, o qual consiste em atribuir a cada tripulação uma sequência de viagens. Como essas viagens possuem intervalos de duração diferentes, cada tripulação poderá executar viagens com acúmulo de horas extras ou ociosas. Propôs-se um modelo heurístico para a geração de escalas de motoristas de forma a otimizar a alocação de tripulações de ônibus urbano, baseado em caminhos mínimos e atendendo as restrições operacionais e trabalhistas. A redução dos custos na escala de trabalho como a diminuição de trabalhadores ou de horas pagas, afeta tanto as empresas operadoras como os usuários do serviço, pois há a possibilidade de investimento na melhoria da qualidade do transporte público ou na redução do preço da tarifa. Para a validação do método proposto foram utilizados dados de uma empresa de transporte público de médio porte na cidade de Joinville, considerando-se apenas as escalas para dias úteis. O método proposto mostrou-se eficiente para a obtenção de diversas soluções iniciais para aplicar outros métodos heurísticos de busca local de otimização. |