Abstract:
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Vivemos em uma realidade em que a maioria das práticas corporais abordam os movimentos corporais de uma maneira fragmentada e repetitiva, concentrando-se apenas nos aspectos biológicos e físicos do ser humano. Assim, a consciência corporal, a ludicidade não são valorizados, esquecendo de contemplar a totalidade do ser humano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo descrever como a educação somática e os elementos da dança podem proporcionar o desenvolvimento da consciência corporal e ludicidade das participantes do projeto de extensão Vivências Corporais Lúdicas da UFSC. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Em relação aos instrumentos foram utilizados o diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados foi por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009), que inclui o processo de categorização e codificação dos instrumentos. A partir da categorização foram identificados três eixos principais, o primeiro inclui a sensibilidade, a percepção e a consciência corporal, estando relacionado com a educação somática; o segundo eixo aborda os elementos da dança, a improvisação, a criatividade e sua aproximação com a ludicidade; o terceiro eixo refere-se aos principais aspectos oportunizados pela vivência do lúdico, tais como: a integração, a diversidade, a relação da ludicidade com o cotidiano e as possíveis mudanças corporais. Assim, a partir desses eixos o estudo apontou as possíveis considerações finais: as vivências de educação somática despertaram nos participantes a sensação de relaxamento, relacionada ao alívio de tensões e dores, proporcionando um estado perceptivo e integral das dimensões corporais, desenvolvendo assim a ludicidade. Em relação aos elementos da dança destaca-se a improvisação, a criatividade, a socialização e sentimentos de prazer, resgatando a ludicidade. O aspecto lúdico proporcionou a diversidade e fez resgatar a afetividade, contribuindo para uma maior entrega dos participantes e o aprendizado nas relações sociais. |