Abstract:
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O ensino de programação para crianças e jovens tem se tornado um assunto cada vez mais importante, entretanto muitas escolas ainda não oferecem esse tipo de oportunidade aos estudantes. Diversas iniciativas têm sido criadas no intuito de estimular e apoiar o ensino de programação. O Scratch é uma dessas ferramentas que permite o ensino de programação de forma visual. Por outro lado, jogos como Minecraft são muito atrativos para crianças e jovens. Minetest é um jogo com propósito similar, porém com código livre. Nesse sentido, a utilização de jogos pode ser um importante aliado no ensino desse conteúdo. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho é apresentar uma ferramenta para auxiliar a construção de jogos educacionais para o ensino de programação, utilizando o apelo visual disponível pelo software Minetest e a facilidade de codificação do Scratch. O trabalho objetiva ainda a construção de um protótipo de jogo educacional, utilizando a biblioteca construída. Uma integração de integração entre Minetest e Scratch é modelada, desenvolvida, testada e avaliada. Os primeiros resultados da avaliação indicam a viabilidade de utilização da biblioteca. |