Abstract:
|
O presente trabalho propõe a criação de um modelo de expansão de empresas de software para a América Latina, baseando-se em referenciais teóricos e estudos de caso. Nele, a literatura da área é revisada, com a apresentação do estado da arte no que diz respeito à internacionalização, vinculado ao problema em questão. O processo de internacionalização é apresentado, bem como o mercado latino-americano e o cenário de Florianópolis no setor. Além disto, são destacadas algumas iniciativas e ações, que focam no processo de internacionalização de empresas nacionais, bem como ferramentas de gestão que servem de apoio ao processo. Com base nas referências e em estudos de caso, são escolhidas as estratégias, as ações e as técnicas para o fluxo de execução do processo de internacionalização em uma empresa-modelo. Com esta contextualização geral atrelada ao desenvolvimento de uma proposta, o trabalho fundamenta a tomada de decisão das empresas em relação à atuação em outros mercados. Junto a isso, pretende-se divulgar a internacionalização, que já pode ser considerada necessidade básica no cenário da tecnologia da informação, em função do mundo globalizado e acirrado dos negócios. |