A mudança da estratégia e o seu desdobramento em um grupo de comunicação de Santa Catarina a partir de estudos baseados em práticas

DSpace Repository

A- A A+

A mudança da estratégia e o seu desdobramento em um grupo de comunicação de Santa Catarina a partir de estudos baseados em práticas

Show full item record

Title: A mudança da estratégia e o seu desdobramento em um grupo de comunicação de Santa Catarina a partir de estudos baseados em práticas
Author: Junior, Ramon Cossette de Souza de
Abstract: Os processos de fusão e aquisição remetem a uma avaliação de todas as práticas das organizações envolvidas para que as trocas entre companhias tragam para adquirente além da rentabilidade um conhecimento intangível presente nas práticas da organização adquirida. O seguinte trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma empresa de mídia recém adquirida por um novo grupo acionista que passou por um processo de reformulação estratégica desdobrado para toda a organização. Esta pesquisa foi um estudo de caso, de natureza qualitativa sob a ótica do estudo das práticas como conhecimento da organização e a estratégia como prática, trazendo uma nova forma de análise. O processo ocorre na empresa em paralelo a confecção do estudo o que intensifica a oportunidade de pesquisa baseada na observação, entrevistas com colaboradores importantes ao contexto e observações de um participante irão compor os dados do caso que será embasado pela referencial teórico dos temas de Fusões e Aquisições, Ambiente de aprendizagem e práticas e Estratégia como prática. Foi possível encontrar no ambiente estudado um processo de materialização da estratégia que envolve os direcionamentos da alta gestão que são deliberados, mas também favorece as estratégias emergentes, este processo foi intermediado por uma metodologia baseada em interações e das quais se originam práticas de aprendizagem. Esta metodologia foi desenvolvida pelas gerentes de Planejamento e de Recursos humanos e aplicado em toda a organização. Esse modelo de desdobramento de estratégias pela prática propôs um novo modelo mental que foi repassado para todos os funcionários para direcionar toda a organização para os mesmos objetivos e assim convergir esforços e atingir melhores resultados.The merger and acquisition processes refer to an assessment of all the practices of the organizations involved so that company exchanges bring to buyer beyond profitability an intangible knowledge present in the practices of the acquired organization. The objective of this study is to report the case of a media company recently acquired by a new shareholder group that underwent a strategic reformulation process deployed throughout the organization. This research was a case study of a qualitative nature from the perspective of the study of practices as knowledge of the organization and strategy as practice, bringing a new form of analysis. The process occurs in the company in parallel to the making of the study which intensifies the opportunity of research based on observation, interviews with important collaborators to the context and observations of a participant will compose the data of the case that will be based on the theoretical reference of the themes of Mergers and Acquisitions, Learning environment and practices and Strategy as practice. It was possible to find in the studied environment a process of materialization of the strategy that involves the directives of the high management that are deliberate, but also favors the emergent strategies, this process was intermediated by a methodology based on interactions and from which originate learning practices. This methodology was developed by the managers of Planning and Human Resources and applied throughout the organization. This model of strategy deployment by practice has proposed a new mindset that has been passed on to all employees to direct the whole organization to the same goals and thus converge efforts and achieve better results.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171270
Date: 2016-12-08


Files in this item

Files Size Format View Description
TC - Estudo de caso - Estratégia com Prática.docx 3.460Mb Microsoft Word 2007 View/Open Estudo de caso de estratégia como prática

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar