Abstract:
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Tratou-se de uma pesquisa orientada ao estudo das ações e serviços de saúde providos a pré-escolares , na perspectiva do fortalecimento intersetorial e das unidades de educação infantil como lócus para ações de promoção da saúde e manutenção de saúde bucal para crianças. O cenário atual demonstra o avanço mundial do movimento pela Promoção de Saúde, essencial para a saúde pública, e definida por meio de práticas sociais. A escola, além da missão primordial de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas, articulando ações de diversas naturezas, envolvendo seu território e seu entorno. O Programa Saúde na Escola foi criado pelo Governo Federal em 2007, e resulta do trabalho integrado entre Ministérios da Saúde e Educação, buscando a ampliação das ações específicas de saúde aos estudantes da rede pública de ensino. Ampliou seu campo de atuação em 2013 abrangendo atualmente Creches e Núcleos de Educação Infantil. A constatação da realidade do Programa em Florianópolis/SC, especificamente no âmbito das unidades de educação infantil , possibilita a proposição de novas práticas para sua efetivação. Neste contexto buscou-se conhecer como as práticas de promoção da saúde, e prevenção específica aos agravos bucais são desenvolvidas nos ambientes das Creches e Núcleos de Educação Infantil participantes do Programa de Florianópolis. Pode-se verificar que a maioria dos profissionais envolvidos eram mulheres, com escolaridade graduação completa. Os temas predominantes das atividades de educação em saúde foram instruções sobre alimentação saudável e orientações sobre higiene do corpo e boca. As avaliações realizadas foram antropométrica, de problemas bucais, verificação de testes neonatais e atrasos na situação vacinal, totalizando, no período analisado de agosto de 2014 a dezembro de 2015, 1935 avaliações. As potencialidades relatadas foram à identificação de crianças com alguma alteração e seu posterior encaminhamento, além da maior aproximação entre as equipes das escolas e saúde, o que permitiu o fortalecimento da intersetorialidade na dinâmica do programa. Os desafios para o fortalecimento do programa relacionaram-se ao aumento no número de profissionais para o planejamento e realização das ações e maior disponibilidade de tempo para essas. |