O primeiro ano primário em tempos de escola ativa: um estudo dos saberes elementares geométricos nos programas de ensino da região sudeste do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

O primeiro ano primário em tempos de escola ativa: um estudo dos saberes elementares geométricos nos programas de ensino da região sudeste do Brasil

Show simple item record

dc.contributor.author Fernandes, Juliana Chiarini Balbino
dc.contributor.author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
dc.date.accessioned 2016-11-12T03:01:24Z
dc.date.available 2016-11-12T03:01:24Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FERNANDES, J. C. B. ; BORGES, R. A. S. . O PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA ATIVA: um estudo dos saberes elementares geométricos nos programas de ensino da região sudeste do Brasil. HISTEMAT, v. 2, p. 158-173, 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/170225
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/93/63 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo compreender como se configuraram os programas do primeiro ano primário para o ensino dos saberes elementares geométricos na região sudeste do Brasil, e ainda, conhecer as apropriações que foram feitas das propostas desse movimento por esses programas. A delimitação temporal é as décadas de 1930, 1940 e 1950, período em que estava vigente o Movimento da Escola Nova, que objetivou a renovação educacional e defendeu um novo modelo de ensino, em que o aluno passava a ser o centro do processo educativo. O estudo fundamentou-se nas ideias de Chervel (1990), Chartier (1991), Nóvoa (1998), Valente (2015), dentre outros. As indicações dos programas estudados foram na direção de um ensino dos saberes geométricos baseado na ação do aluno e no seu interesse. A resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos poderiam auxiliar a criança na compreensão dos conceitos estudados. No entanto o que há de comum em todos esses programas é que prescreveram um ensino dos saberes elementares geométricos pautado nas finalidades de objetivo decorrentes das propostas escolanovistas que se resumiram em uma finalidade essencial, a de preparar a criança para a vida depois de quatro anos de estudos na escola primária. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Histemat pt_BR
dc.subject Programas de ensino pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Saberes elementares geométricos pt_BR
dc.subject Movimento da escola nova pt_BR
dc.title O primeiro ano primário em tempos de escola ativa: um estudo dos saberes elementares geométricos nos programas de ensino da região sudeste do Brasil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
93-279-1-PB.pdf 210.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar