Abstract:
|
A contribuição da Cultura Digital com ênfase para os profissionais da disciplina de Língua Portuguesa visa melhorias na formação e atuação mediante ao cenário contemporâneo. Neste trabalho discute-se sobre os gêneros discursivos e as linguagens midiáticas na instituição escolar, de modo a oportunizar melhores rendimentos e qualidade de ensino. Para tanto, são apresentados conhecimentos relativos à teoria e à prática, contextualizando os conhecimentos de cada indivíduo, reconhecendo-os como sujeitos da própria história. Tal compreensão pauta-se em uma análise de atividade interventiva realizada durante o curso de Especialização na Cultura Digital, no Núcleo Específico de Língua Portuguesa. Observa-se, assim, a partir de questões discutidas no curso que as TDICs, junto às práticas educativas, possibilitam por meio da cibercultura e de redes sociais interação, comunicação e quando utilizadas como recursos pedagógicos se transformam em fonte de conhecimento. Além disso, os gêneros do discurso e as diferentes linguagens são mais bem compreendidos com a inserção midiática entre os diálogos e gêneros textuais; as Ferramentas Digitais como Recursos Pedagógicos nas Aulas de Língua Portuguesa são inovações ao longo do processo educativo e indispensáveis no espaço escolar; e o diálogo e o processo de formação e comunicação são vivos como as palavras que nunca morrem. |