Leitor plural na era tecnológica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Leitor plural na era tecnológica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Correia, Karoliny
dc.contributor.author Rossetti, Marivane Demozzi
dc.date.accessioned 2016-10-21T17:41:38Z
dc.date.available 2016-10-21T17:41:38Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169807
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como foco principal a prática da leitura no contexto da era tecnológica, considerando o avanço e crescente uso da Internet entre os adolescentes e o seu uso não só na esfera familiar e cotidiana como também no espaço escolar. O objetivo do estudo foi desenvolver uma reflexão sobre a temática da leitura e da formação de leitores a partir da cultura digital, que vem evidenciando desafios de caráter social, cognitivo e tecnológico, os quais foram surgindo nesse novo contexto social. Busca-se, sobretudo, considerar os impactos dessa mudança na configuração de diferentes práticas sociais de leitura, privilegiando o que se pode denominar leitor digital. A pesquisa envolveu alunos de uma das turmas do 8ª ano do Ensino Fundamental da E.E.B. Sara Castelhano Kleinkauf, no município de Guaraciaba, SC, sendo os dados gerados por meio de um questionário sobre o uso e as preferências desses adolescentes quanto às leituras mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Alguns dados reforçam que, apesar das inovações tecnológicas e das novas relações com a leitura, ainda não há uma consciência desses estudantes quanto às contribuições dessas ferramentas tecnológicas para as atividades escolares e a consequente influência em sua vida social. Ressalta-se, portanto, a necessidade de investimentos em formação docente com o intuito de que as TDIC sejam recursos cada vez mais presentes nos currículos escolares, de modo que os alunos sejam incentivados a se engajarem em práticas de leitura que tenham como suporte essas tecnologias. pt_BR
dc.format.extent 41 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Leitor pt_BR
dc.subject Texto pt_BR
dc.subject Ferramentas tecnológicas pt_BR
dc.title Leitor plural na era tecnológica pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Rossetti.pdf 598.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar