Abstract:
|
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal realizar uma reflexão sobre o uso das TDIC (tecnologias da informação e comunicação) na produção artística e na expressividade dos alunos através do projeto Releituras Digitais. Este tema foi escolhido por causa do sucesso que o projeto alcançou tanto com os alunos envolvidos como com a comunidade escolar, inclusive sendo um dos destaques das mídias sociais do curso de Especialização na Cultura Digital. A pesquisa abordou o conceito de releitura e como ela vem se transformando na contemporaneidade. Além de trazer reflexões sobre a integração das ferramentas tecnológicas nas aulas de Arte, buscando diversificar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho culmina com a narrativa de todo o processo vivenciado durante e desenvolvimento do projeto. Os referenciais teóricos foram Ana Mae Barbosa, Analice Dutra Pillar, Anamelia Bueno Buoro, Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação, Lígia Silvia Leite. O projeto foi extremamente importante para repensar as práticas pedagógicas e através dele foi possível constatar o quanto as TDIC contribuem para facilitar o entendimento dos educandos em relação aos conteúdos e como elas proporcionam uma variedade de possibilidades do aluno não apenas ter contato ou conhecer obras de arte, mas também de interagir com elas. |