O ensino híbrido e a personalização no ensino de alemão

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino híbrido e a personalização no ensino de alemão

Mostrar registro completo

Título: O ensino híbrido e a personalização no ensino de alemão
Autor: Knetsch, Endrigo Gustavo de Oliveira
Resumo: Combinar interações presenciais e virtuais é uma das premissas básicas do ensino híbrido. Tecnologias educacionais híbridas servem à integração das atividades de sala de aula com as digitais. Estendendo o conceito, entende-se por híbrido um ambiente de ensino e aprendizagem mais flexível, por apresentar os conteúdos de interesse comum para todos e permitir, ao mesmo tempo, que o estudante trace caminhos personalizados que atendam às suas necessidades e interesses. Tal processo vem propor o uso das mídias para além de sua função mais tradicional como ferramenta didática. Objetiva-se aqui o estudo da personalização do ensino de alemão, ou seja, o aprender a aprender sobre e com as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, nos anos finais do ensino fundamental. A investigação desta possibilidade parte da aproximação de duas metodologias: a personalização da aprendizagem e do portfólio de idiomas. Pretende-se investigar se há congruência entre estes tipos e se eles, combinados, podem potencializar desenvolvimento de competências linguísticas em alemão dos alunos do 9º. ano da Escola Básica Municipal Olavo Bilac – Pomerode/SC.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169753
Data: 2016-10-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Knetsch.pdf 4.358Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar