Abstract:
|
As constantes modificações na organização e na estrutura da sociedade alteram seu funcionamento. Da mesma forma, a escola, neste contexto, vem alterando sua prática pedagógica e gradativamente incorporando as TDIC à sua rotina. Com base nas leituras relacionadas ao tema, os capítulos demonstram a evolução e a contextualização do processo de ensino e aprendizagem, que ressaltam a importância do uso de jogos e aplicativos educacionais como recurso a ser explorado pelos professores, a fim de envolver os alunos, dinamizar as aulas e ampliar os processos de produção e divulgação do conhecimento, com foco no protagonismo do aluno, de modo que este se perceba como agente produtor do conhecimento. Com o objetivo de compreender a concepção e a utilização destes recursos, foi aplicada uma pesquisa com os professores da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, na qual exerço a docência das disciplinas de Português e Espanhol. A escola está situada no município de Concórdia, pertencente à região Oeste de Santa Catarina. Com base nos resultados obtidos, destaca-se a necessidade de oportunizar formação de professores, para que os mesmos possam ampliar sua habilidade de utilização das TDIC e consequentemente, aplicar estes novos conhecimentos à sua prática em sala de aula. |