Arquétipo para o compartilhamento do conhecimento à luz da estética organizacional e da gestão empreendedora

DSpace Repository

A- A A+

Arquétipo para o compartilhamento do conhecimento à luz da estética organizacional e da gestão empreendedora

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Édis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Willerding, Inara Antunes Vieira pt_BR
dc.date.accessioned 2016-10-19T13:19:13Z
dc.date.available 2016-10-19T13:19:13Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 338292 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169636
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Em face de um ambiente cada vez mais turbulento, o cenário mercadológico requer dinamismo e tomada de decisão com presteza e eficiência, provocando a necessidade de constantes modificações estratégicas e de gestão. Nessa nova configuração, as empresas precisam de gestores com percepções voltadas para a sensibilidade e flexibilidade alinhadas com os objetivos organizacionais, considerando o valor do colaborador, suas habilidades e capacidades de adaptação perante suas vivências; abrindo, assim, espaço para a criação e o compartilhamento do conhecimento, rumo a novas oportunidades e novos processos de inovação, tornando-as organizações empreendedoras, que as fazem ter no seu alicerce organizacional seus colaboradores e seu capital intelectual, movidos pelo conhecimento cognitivo, apoiados pela percepção sensorial, em conjunto com seu juízo estético, gerando conhecimento e diferencial competitivo para a empresa. O objetivo desta tese consistiu em desenvolver um arquétipo para o compartilhamento do conhecimento à luz da estética organizacional como contribuição para a implantação da gestão do conhecimento em organizações empreendedoras. Para atingir o objetivo proposto, metodologicamente assumiu características de pesquisa exploratória e descritiva, aplicada e bibliográfica, tendo em sua trajetória o uso de instrumentos, como a análise de conteúdo categorial. Os dados foram coletados por meio de estudo empírico em uma organização empreendedora, mediante pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Como resultado desta pesquisa, tem-se o desenvolvimento do arquétipo pautado em fatores idiossincráticos e organizacionais sob a lente da estética organizacional, sendo este validado em uma organização empreendedora, refletida nesta tese pelo Grupo SCC, regido por nove unidades de negócio e uma fundação.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : In the face of an increasingly turbulent environment, the market scenario requires dynamism and decision making with promptness and efficiency, driving the need for constant modifications and strategic management. In this new configuration, companies need managers with insights focused on the sensitivity and aligned flexibility with organizational goals, considering the value of the employee, your skills and adaptation towards their experiences capabilities, thus opening space for creating and sharing knowledge, towards new opportunities and new innovation processes, making it an entrepreneurial organization that does have at its organizational foundation, its employees and its intellectual capital, driven by cognitive knowledge, supported by sensory perception, together with your aesthetic judgment, thus generating knowledge and competitive advantage for the company. The objective of this thesis was to develop an archetype for the sharing of knowledge in the light of organizational aesthetics as a contribution to the implementation of knowledge management in entrepreneurial organizations. To achieve the proposed objective, methodologically, is like exploratory and descriptive research, applied and bibliographic taking its course the use of instruments such as the categorical content analysis. Data were collected through empirical study in an entrepreneurial organization through desk research and semi-structured interviews. Thus, as a result of this research is the development of the archetype guided by idiosyncratic and organizational factors, through the lens of organizational aesthetics, which is validated in an entrepreneurial organization, reflected in this thesis by the SCC Group, governed by nine business units and a foundation. en
dc.format.extent 328 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Estética pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.title Arquétipo para o compartilhamento do conhecimento à luz da estética organizacional e da gestão empreendedora pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Souza, João Artur de pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
338292.pdf 3.264Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar