dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapa, Andréa Brandão |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Coelho, Isabel Colucci |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-10-19T12:41:22Z |
|
dc.date.available |
2016-10-19T12:41:22Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
338099 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169317 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação insere-se no contexto da linha de pesquisaEducação e Comunicação com o objetivo de analisar elementos quepossam contribuir para a formação crítica de sujeitos nos espaços sociaisvirtuais. Para isso, empreende uma investigação sobre a ação políticapromovida por movimentos ativistas nas redes sociais para identificarelementos relevantes para a formação de sujeitos nesses espaçospúblicos educadores. A pesquisa se constitui por meio de uma análisequalitativa, realizada a partir de mensagens trocadas na rede socialTwitter durante os protestos nacionais contra o aumento das tarifas deônibus, deflagrados pelo Movimento Passe Livre (MPL), entre os mesesde janeiro e fevereiro de 2015. Este trabalho desenvolve asistematização de uma revisão bibliográfica em busca de fatores ecircunstâncias que contribuem para o empoderamento de sujeitos; criaum desenho de pesquisa para análise qualitativa de big data; e,finalmente, analisa as categorias analíticas pré-determinadas pelo marcoteórico, a pluralidade e o agir comunicativo, em suas condições deexistência na ação política promovida por movimentos sociais nainternet. Como resultados, destaca a importância da exposição àdiversidade de ideias; o conhecimento de estratégias usadas por usuáriosde destaque (autoridades) para o acolhimento dos demais membros darede no debate; o comportamento que permitiu a usuários comunsascender à condição de autoridade no grupo; e a identificação deelementos de exposição de ideias que estimulam a construção coletivade consenso.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract : This work is part of the Education and Communication research line andaims to analyze elements that can contribute to critical formation invirtual social spaces by undertaking an investigation of the politicalaction promoted by activist movements on the internet. A qualitativeanalysis was held based on messages exchanged on the social networkTwitter during the Brazilian nationwide protests against rising busfares - triggered by the Movimento Passe Livre (MPL) in January-February, 2015. This work develops a literature review in search ofelements that contribute to the empowerment of individuals; creates aresearch design for qualitative analysis of big data; and, finally,examines the analytical predetermined categories (plurality andcommunicative action) in a moment of political action promoted by asocial movement on the internet. The analysis carried out highlights theimportance of social network users' exposure to diverse ideas; strategiesused by featured users to welcome other users in the debate; thebehavior that led ordinary users to ascend to the a distinguished statusamong network peers; and the identification of idea exposition elementsthat improve the collective construction of consensus. |
en |
dc.format.extent |
188 p.| tabs., grafs., il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura digital |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Raciocínio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Política social |
pt_BR |
dc.title |
Internet e educação: aproximações inspiradas pelos movimentos sociais articulados em rede para a formação de sujeitos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |