Voz e telejornalismo: um estudo sobre a construção vocal da credibilidade

DSpace Repository

A- A A+

Voz e telejornalismo: um estudo sobre a construção vocal da credibilidade

Show full item record

Title: Voz e telejornalismo: um estudo sobre a construção vocal da credibilidade
Author: Russi, Anna Carolina
Abstract: A pesquisa teve como objetivo principal correlacionar os elementos que compõem o perfil vocal de telejornalistas com os fatores de credibilidade jornalística para compreender os processos de construção da credibilidade em telejornais. Para tanto, foi traçado o perfil vocal de repórteres que atuam em telejornais noturnos de Florianópolis: RBS Notícias, SBT News, Band Cidade e RIC Notícias, para correlacionar os resultados vocais com os fatores de credibilidade jornalística. Parte-se do pressuposto de que a voz é um fator que interfere na aquisição da credibilidade na mídia televisiva, pois diferentes tipos de vozes causam diferentes reações e emoções aos telespectadores, podendo influenciá-los a acreditar ou não no que estão assistindo. A pesquisa analisou as vozes dos profissionais a partir de reportagens veiculadas pelos telejornais no período entre o dia 24 e 31 de agosto de 2015, totalizando 42 telejornalista e 122 reportagens. O processo de análise está dividido em três etapas: a) a avaliação perceptivo-auditiva das vozes dos profissionais de TV durante as notícias selecionadas, a fim de conhecer o perfil vocal dos telejornalistas; b) a pesquisa teórica sobre o conceito de credibilidade e seus fatores; c) a correlação dos achados vocais com os estudos sobre credibilidade jornalística. A dissertação categorizou os elementos de credibilidade em quatro grandes grupos: Imparcialidade, Precisão, Completitude e Competência. Como resultado da correlação, encontrou-se que a Imparcialidade é influenciada pelas pausas e ênfases; a Precisão está relacionada com a assertividade, ritmo, velocidade e articulação do telejornalista; a Completitude está ligada à concordância comunicativa, impacto inicial e ruídos; e a Competência sofre influência do planejamento, loudness, pitch, ressonância, respiração e pela competência comunicativa geral dos repórteres. A pesquisa mostrou que a maioria dos telejornalistas e os quatro telejornais pesquisados não apresentam perfis vocais que transmitam o efeito de credibilidade.<br>Abstract : The research?s principal objective is to correlate the elements of the vocal profile with the factors of journalistc credibility to understand the processes of construction of credibility in television news. The dissertation studied the vocal profile of Florianópolis television news reporters from RBS Notícias, SBT News, Band Cidade and RIC Notícias and correlated the vocal results with the journalistics credibility factors. It had the presupposition that voice is one of those factors of credibility that interfere in the construction of credibility in the telejournalism, as different voices causes different reactions and emotions in televiewers and can influence them to believe or not the news they?re watching. The study analyzed the period between August 24 and 31 of 2015, totalizing 42 reporters and 122 reports. It was divided into three steps: a) the auditory-perceptive evaluation of reporters voice during the selected news; b) theoretical research on the concept of credibility and its factors; c) correlation of vocal elements with credibility factors. The dissertation categorized the credibility?s elements in four big groups: Fairness, Accuracy, Completeness and Competence. As a result of the correlation, it was found that Fairness is influenced by pauses and emphases; Accuracy is related to assertiveness, rhythm, speed and articulation of television journalist?s voice; Completeness is related to the communicative concordance, initial impact and noise; and Competence is influenced by planning, loudness, pitch, resonance, breathing and general communicative competence of reporters. The research has shown that most TV journalists and the four news programs surveyed do not have vocal profiles that transmit the effect of credibility.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169222
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
342530.pdf 1.033Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar