A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do século XX

DSpace Repository

A- A A+

A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do século XX

Show simple item record

dc.contributor.author Siqueira Filho, Moysés Gonçalves
dc.date.accessioned 2016-10-12T19:16:03Z
dc.date.available 2016-10-12T19:16:03Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves; LEGROS, V. . A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do século XX. Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 15-40, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169137
dc.description Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p15 pt_BR
dc.description.abstract O artigo aborda, a partir de quatro manuais escolares, respectivamente, publicados no Brasil e na França, a presença de algumas caraterísticas do método intuitivo nas lições de aritmética apresentadas por Olavo Freire e Pierre Leyssenne, os quais procuraram colocar em suas obras os programas oficiais vigentes do ensino primário. Nesse sentido, o contexto histórico da escola primária dos referidos países, em tempos da publicação dos livros de Freire e Leyssenne, colaborou nas discussões promovidas. Portanto, apresentar as primeiras ideias de Pestalozzi sobre o método intuitivo e compreender o desenvolvimento dado por Ferdinand Buisson tornaram-se os objetivos traçados para este início de estudo, pois se na intuição sensível Buisson compartilhou das ideias de Pestalozzi, ele iria dele se distanciar ao desenvolver um trabalho inovador em duas outras áreas: a intuição intelectual e a intuição moral. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Perspectiva pt_BR
dc.subject Manual Escolar pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Método intuitivo pt_BR
dc.title A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do século XX pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
38808-150513-2-PB.pdf 2.344Mb PDF View/Open artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar