dc.contributor.author |
Siqueira Filho, Moysés Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2016-10-12T19:15:44Z |
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dc.date.available |
2016-10-12T19:15:44Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
SIQUEIRA FILHO, Moyses Gonçalves. Manuais Escolares e o Óleo de Lorenzo: entrelaços possíveis de (des)caminhos trilhados em busca de conhecimento. Revista de História da Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 40-59, 2016 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169136 |
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dc.description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/56/29 |
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dc.description.abstract |
O principal objetivo do desenvolvimento, pretendido em quatro tempos, acerca da temática em voga, é identificar a presença, em alguns Manuais Escolares, de métodos e processos, tratando-os como não sinônimos. Assim sendo, inicialmente, esse texto conceitua Método como uma forma ordenada, organizada que conduz a certos resultados e Processo como uma ação obtida por meio da aplicação de normas e técnicas. Posteriormente, retoma as ideias de Pestalozzi e Buisson sobre Intuição. A seguir, apresenta as finalidades dos Manuais Escolares, a partir de uma perspectiva histórica que denota a obrigatoriedade na condução das matérias inerentes à instrução primária ante os ideais didático-pedagógicos vigentes. Por fim, tomando por base os enredos do filme O Óleo de Lorenzo e alguns Manuais Escolares, promove um paralelo entre os métodos e processos empregados em ambos os segmentos, cujo intuito converge em busca do conhecimento, ora intelectual, ora operacional. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
História da Educação Matemática |
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dc.subject |
Método |
pt_BR |
dc.subject |
Processo |
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dc.subject |
Manual escolar |
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dc.title |
Manuais Escolares e o Óleo de Lorenzo: entrelaços possíveis de (des)caminhos trilhados em busca de conhecimento |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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