Abstract:
|
O Sistema Único de Saúde (SUS), desde sua criação e regulamentação, apresenta princípios e diretrizes que norteiam a estruturação do seu processo de trabalho e direciona as ações dos profissionais inseridos nesse contexto. Os princípios doutrinários da universalidade, equidade e integralidade, e o princípio organizativo do controle social, foram foco dessa pesquisa. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar as percepções dos profissionais de Educação Física (PEF), inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na cidade de Florianópolis, sobre o SUS. Para tanto, a abordagem qualitativa do tipo descritiva deu suporte para a pesquisa. A entrevista semi-estruturada e a análise de conteúdo foram as estratégias metodológicas adotadas para coleta e análise de dados, respectivamente. Participam do estudo 11 PEF. Como resultados, os PEF destacaram que: a) o acesso aos serviços de saúde (universalidade) e a continuidade do cuidado (equidade), de forma integral, ainda não eram contemplados de forma plena nos serviços prestados no SUS, inclusive na intervenção profissional em Educação Física, pela falta de espaço físico, de recursos humanos e materiais, e pela grande demanda populacional que não condizia com a quantidade suficiente de profissionais nas equipes de saúde da família e no NASF; b) o modelo biomédico ainda se fazia presente nas ações dos profissionais, dificultando a concretização dos princípios doutrinários do SUS e a interdisciplinaridade; c) a falta de engajamento da população e dos próprios profissionais nos conselhos de saúde, também prejudicavam o fortalecimento da participação popular no SUS; e d) as competências para atuação na saúde pública estavam atreladas, além do domínio dos conhecimentos conceituais e procedimentais sobre o SUS, as características atitudinais, como cooperação, comprometimento, iniciativa e proatividade. Por fim, os dados obtidos trouxeram elementos referentes à intervenção profissional em Educação Física no SUS, a partir das percepções dos próprios atores sociais inseridos nesse contexto. Consequentemente, os conhecimentos, habilidades e atitudes que compõem a prática profissional da área nesse cenário, a partir dos relatos dos PEF, aparecem como informações relevantes para repensar a reestruturação das grades curriculares dos cursos de graduação em Educação Física. |