Abstract:
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O estudo foi realizado com o objetivo de vivenciar a experiência de inserção dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, com a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, como um recurso pedagógico. Os jogos, as brincadeiras e o lúdico são imprescindíveis para incentivar a imaginação das crianças e contribuir para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. Como educador, é preciso descobrir alternativas para o desenvolvimento das diversas competências do aprendiz, conduzindo ao conhecimento não só cognitivo, mas à integralidade. A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pode potencializar o desenvolvimento do aluno, permitindo a aplicação dos jogos educativos e de atividades lúdicas prazerosas, que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem, explorando conhecimentos, habilidades, atitudes e favorecendo o relacionamento interpessoal. Este estudo teve como objetivo geral vivenciar a experiência de inserção dos jogos no processo de ensino e de aprendizagem, com a utilização das TDICs, verificando a sua importância e como objetivos específicos: utilizar jogos educativos como recurso pedagógico que contribui no ensino e na aprendizagem; resgatar jogos atrativos, desenvolvendo o raciocínio e a concentração do aluno com o uso das TDICs; refletir sobre a importância do lúdico em sala de aula; sensibilizar os professores para o uso das TDICs e observar o comportamento dos alunos ao utilizar os jogos. Para tanto, foram sujeitos da investigação, os alunos de 3 |