Abstract:
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Este trabalho tem por objetivo investigar os limites e possibilidades de uso do computador como ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem, junto a professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. Através de uma pesquisa exploratória e utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, buscou-se investigar como se dá a inserção do computador na prática pedagógica dos sujeitos desta pesquisa. A análise das informações obtidas, subsidiada pela revisão bibliográfica que norteou o estudo, trouxe indicativos importantes sobre o uso desta tecnologia no contexto escolar. Observa-se que os professores possuem familiaridade com o computador, utilizando-o principalmente no ambiente familiar. No entanto, a maioria não recebeu capacitação para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica e considera que este fator dificulta sua inserção nas aulas. Outros fatores apontados como dificuldades são: o número insuficiente de computadores, internet lenta e grande quantidade de alunos por turma. No que se refere aos objetivos de uso do computador nas aulas, grande parte dos professores afirma utilizá-lo para a abordagem de conteúdos e para realização de pesquisas na internet. Com relação às contribuições de uso do computador nas aulas, são apontadas, dentre outras, a motivação dos alunos para o aprendizado, a possibilidade de ampliação dos conhecimentos e o acesso a diferentes fontes de informação. Observa-se que o uso do computador pelos professores muitas vezes está relacionado à formação recebida e às condições materiais disponíveis. |