Jogos eletrônicos sobre a primeira guerra mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História

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Jogos eletrônicos sobre a primeira guerra mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História

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Título: Jogos eletrônicos sobre a primeira guerra mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História
Autor: Cecatto, Daiana Aparecida Fontana
Resumo: A educação na cultura digital deve levar em conta o papel da educação num contexto em que se vivencia o constante desenvolvimento das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs). Nesse contexto, a educação está passando por um período de mudanças e construções, visando inserir essas tecnologias no dia-a-dia escolar, objetivando contribuir no ensino e na aprendizagem. Sob essa ótica, este trabalho intitulado “Jogos eletrônicos sobre a Primeira Guerra Mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História” buscou a inserir as TDICs no cotidiano escolar, bem como a análise das sugestões de três jogos sobre a Primeira Guerra Mundial, utilizando os jogos online Big Battle Tanks, Supremacy1914 e Warfare 1917 com uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental, do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, em Tangará, Santa Catarina. Tendo como foco os jogos eletrônicos e sua utilização no ensino e na aprendizagem de História, a questão central da pesquisa é a indagação sobre como a utilização de jogos eletrônicos pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de História com vistas ao desenvolvimento do pensamento histórico. O objetivo geral do trabalho é descrever os aspectos relacionados à utilização de jogos eletrônicos como ferramenta educativa. Dentre os objetivos específicos, almejou-se: conceituar e descrever as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICS) como ferramenta de ensino e aprendizagem, em especial os jogos eletrônicos; realizar revisão bibliográfica sobre o tema; discutir como os jogos auxiliam no desenvolvimento do pensamento histórico.Também foram analisados três jogos online; foram identificados quais aspectos históricos que aparecem nos referidos jogos e apontar roteiros pedagógicos para auxiliar na experiência de utilização dos jogos nas aulas de História. Ademais, foi realizada pesquisa em livros, revistas, artigos científicos, ensino de História e jogos eletrônicos. Por fim, foram analisados os questionários com perguntas abertas e fechadas respondidas pelos alunos que participaram da atividade.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169002
Data: 2016-10-05


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