Abstract:
|
Esta pesquisa iniciou-se a partir do primeiro encontro do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. Os diferentes módulos estudados encaminharam-nos ao trabalho final, procurando sempre avançar no aprendizado e evolução do professor no desenvolvimento das habilidades e competências em fazer uso correto das TDICs em sala de aula, pois são estas ferramentas a possibilidade concreta de facilitar, melhorar e ampliar o estudo da Matemática em sala de aula, diante de um universo tecnológico cada dia mais avançado. A aplicabilidade efetiva dos recursos tecnológicos digitais é uma realidade inquestionável, como pode ser comprovado em nossa segunda proposta de intervenção pedagógica, realizada com os alunos de nossa escola. O trabalho procurou unir o aprendizado desenvolvido durante o curso, pesquisa bibliográfica e a experiência da vivência nas propostas de intervenção pedagógica realizadas em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental II. Objeto de estudo nascido da necessidade detectada durante as atividades desenvolvidas no decorrer do curso de especialização, bem como o mundo real da escola, da sala de aula e o conhecimento matemático e sua importância na construção da vida, rumo às construções efetuadas com o auxilio e presença das TDICs e a participação cidadã de nosso aluno. |