Abstract:
|
A reflexão filosófica proporciona possibilidades de uma grande mutação escolar, dinâmica, transformadora; permite novas estratégias dentre as práticas docentes. A inclusão digital demonstra a invisibilidade social de certos grupos que fazem parte do contingente escolar catarinense. Esta monografia traz experiências interdisciplinares em sala de aula, incluindo a temática da pessoa com deficiência neste mundo digital. Faz uma análise sobre algumas diferenças entre as escolas públicas e privadas acerca da cultura digital, valorização e incentivo aos profissionais e tecnologias. Traz resultados e aprendizagens do decorrer de todo o processo, desde o início da especialização até as conclusões finais, ferramentas e tecnologias inseridas nas atividades de sala de aula, facebook, prezi, transmídia, metalinguagem, google drive. Ressalta aspectos positivos e negativos das inovações na escola. Fala sobre o tempo e sobre outro olhar para o(a) profissional da área da educação, que se permite ousar e inovar utilizando o que tem à disposição. Este trabalho é fruto de conversas, reuniões pedagógicas e encontros em Florianópolis com a equipe docente do curso e todos(as) que pensam diferente e sonham com um mundo mais igualitário. As leituras do passado conversam incessantemente com o presente e promovem uma releitura da filosofia, além de destacar a interdisciplinaridade nos planejamentos escolares. Por fim demonstra a intensa participação da educação no futuro dos jovens e a grande responsabilidade do(a) profissional formador(a) nesta nova era inserida na cultura digital. |