O jogo digital como um recurso metodológico para aulas de ciências: a experiência da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira (Palmeira - SC)

DSpace Repository

A- A A+

O jogo digital como um recurso metodológico para aulas de ciências: a experiência da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira (Palmeira - SC)

Show full item record

Title: O jogo digital como um recurso metodológico para aulas de ciências: a experiência da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira (Palmeira - SC)
Author: Alves, Fátima Aparecida do Amarante Coelho
Abstract: Vivenciamos a era digital, onde a grande maioria da população, principalmente os adolescentes com quem trabalhamos, estão cercados por tecnologias como celulares, tablets, computadores, jogos digitais, entre outros. Esses recursos tecnológicos possuem diversas potencialidades pedagógicas que são comumente ignoradas pela escola, sendo ainda priorizadas estratégias, ferramentas e métodos vinculados ao ensino tradicional. Nesta perspectiva, necessitamos inovar as formas como ensinamos e começar a fazer uso das diferentes tecnologias digitais para a superação dos nossos desafios de ensino e maior motivação dos alunos. Os jogos digitais são recursos muito presentes no cotidiano dos alunos e pesquisas na educação vem buscando compreender o seu potencial para os processos educativos. O presente trabalho analisou a potencialidade pedagógica de um jogo digital voltado para o ensino de ciências, a partir de uma experiência de intervenção realizada com as turmas dos 8º anos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Antonieta Silveira, localizada no município Palmeira/SC. Nessa experiência foi utilizado o jogo Sistema Digestório (Ática Educacional) que tem como tema central os processos do sistema digestório e sua anatomia. O presente trabalho concluiu que o uso do jogo digital nas aulas de ciências é uma importante ferramenta que contribui para a contextualização, interação, visualização de estruturas, ludicidade e motivação, contribuindo para o alcance dos objetivos de aprendizagem almejados.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168990
Date: 2016-10-05


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Alves.pdf 1.061Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar