Abstract:
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O presente estudo visa apresentar um aporte teórico e a descrição de algumas experiências feitas sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica, mais notadamente no ensino de química. Ocupa-se primeiramente em tematizar o uso das tecnologias digitais, denominadas de Objetos Virtuais da Aprendizagem (OVA), procurando apontar as vantagens e desvantagens do uso dos mesmos, a situação da virtualidade digital no cenário educacional brasileiro e seu emprego como técnica e recurso pedagógico. Aponta também as diferenças existentes entre os profissionais professores e seus estudantes quando se trata de domínio da tecnologia. Os primeiros, em média com trinta anos ou mais, têm uma cultura analógica e os segundos, por já terem nascido dentro de uma cultura digital, têm grande familiaridade com as mídias. Aponta-se que as mídias, são uma cultura nova diante da qual não há escapatória. Mas a tecnologia, de per si, não resolve o problema do saber. Ensinar ainda é uma exigência. E aprender também. O estudo aponta também as possibilidades de ensino e aprendizagem diante das OVA em uma época em que o professor deixou de ser o centro da difusão do saber e tornou-se um mediador do conhecimento. O emprego prático do que as OVA proporcionam aparece transposto nas aulas práticas mediadas pela autora deste estudo. |