Abstract:
|
O curso de Especialização em Educação na Cultura Digital nos proporcionou momentos em que pudemos aprender e visualizar uma possibilidade de educação, baseada em inserção das TDIC no ensino regular, e para isso tivemos nossos momentos de estudos através dos textos, discussões no pequeno grupo analisando as propostas, pesquisando as possibilidades para as mudanças no ensino com o uso das TDIC. E neste trabalho trazemos algumas propostas que foram realizadas e aplicadas com os estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Química, na escola pública – E.E.B. Eng. Annes Gualberto de Joinville. Sem deixar de lado o currículo escolar estabelecido e planejamento anual, ministramos os conceitos científicos de forma que pudéssemos inserir propostas pedagógicas relacionadas às TDIC em momentos do cotidiano escolar dos alunos; buscando assim, que o aluno possa ter uma aprendizagem significativa, como o uso de recursos midiáticos, desenvolvendo o pensamento crítico, mudando sua forma de se expressar e de se comunicar, ampliando os conhecimentos e as interações que este proporciona. Baseados nestas propostas conseguimos sondar os aspectos que foram positivos e/ou negativos neste processo de ensino aprendizagem, tendo as percepções sobre o aprendizado do aluno por meio das TDIC e o quanto os diferentes tipos de atividades proporcionaram um maior engajamento na execução e interesse dos alunos. |