Abstract:
|
Trata-se de um estudo bibliográfico que objetivou desenvolver um a revisão de literatura sobre a temática das doenças crônicas e sua interrelação com a educação problematizadora, enquanto estratégia de mediação do aprendizado do cuidado de enfermagem . Foi realizado o levantamento de artigos disponíveis n a Biblioteca Virtual em Saúde. Pesquisa nas bases na Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e capítulos de livros as quais serviram de embasamentos aos estudos. A busca partiu das palavras chaves doenças crônicas , metodologia ativa de aprendizagem e educação problematizadora. Os resul tados da busca nas bases de dados apontam a importância do uso de tecnologias de cuidado, as qua is se utilizam de grupos ou de atividades coletivas fundamentadas na educação problematiz adora como caminho para a construç ão do conhecimento em saúde e de práticas saudáveis, bem como também de transformação da realidade das práticas do cuidado e de assistência ,visando a consolidação do Sistema Único de Sa úde (SUS). Os estudos encontrados na literatura confirmam á efetividade da educação e da metodologia da problematização, reforçando a sua utilizaçã o nos processos de educação em saúde. |