Abstract:
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Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que visa demonstrar a importância dos jogos digitais como atividades interativas e de aprendizagem no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização e letramento, onde cada docente busca utilizá-los de maneira que todos, ou quase todos os alunos alcancem os objetivos propostos para a alfabetização. A referida pesquisa demonstra ao longo dos capítulos a importância dos jogos digitais como auxilio no processo de alfabetização e letramento. Inicialmente apresenta relato de experiência com alunos no laboratório de informática e em sala de aula, onde utilizamos os jogos digitais como apoio para o processo de ensino aprendizagem. Apresenta entrevista levantando informações sobre as experiências com o uso da internet, tendo a finalidade de levantar os dados a respeito do perfil do uso, devido ou indevido, de informações, adequadas ou inadequadas, para crianças dessa idade, para assim poder focar e esclarecer as competências mais ajustadas à utilização como recurso de aprendizado. Apresenta os objetivos propostos para alfabetizar com a utilização de jogos educativos digitais, pontuando o fazer pedagógico de maneira lúdica, atrativa e prazerosa. Dando continuidade apresenta uma breve reflexão sobre o impacto que as TDIC podem ter nas escolas atualmente, visto que nossos alunos são nativos digitais acostumados a viver com as novas tecnologias e fazer uso delas diariamente. Para tanto, faz-se necessário que as escolas e principalmente professores, repensem sua pratica pedagógica a fim de que possam atender esse novo aluno. Apresenta ainda a importância dos jogos digitais, do lúdico como recursos auxiliares no processo de alfabetização. |