Abstract:
|
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo ou, podem ser inseridas no cotidiano escolar e também analisar se nesse contexto o uso das TIC serve de suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, tornando-o um processo colaborativo na contemporaneidade, observando as transformações que o uso das tecnologias provoca no currículo escolar. A educação básica associada às tecnologias exige formação continuada de professores e a conscientização de toda a comunidade escolar (direção; professor; estudante) sobre a sua utilização na escola e na sala de aula. O uso das tecnologias na educação pode servir como um meio para se desenvolver um trabalho colaborativo, possibilitando a reflexão na seleção do que é fundamental para a produção do conhecimento e o acesso a novas possibilidades de conhecimento que ultrapassam a sala de aula. O impacto dos avanços tecnológicos na educação tem provocado inúmeras mudanças em sua organização, passando da “tranquilidade” de um sistema educacional conservador e estático, para um sistema dinâmico, onde as mudanças no ambiente e na tecnologia instigam os educadores a obter mais conhecimentos de conteúdos e estratégias de ensino para interagir com a realidade, com o mundo virtual. Neste contexto as famílias também precisam se adequar as novas tecnologias e acompanhar de perto a utilização das mesmas pelos filhos. |