Abstract:
|
Este trabalho busca indicar os desafios e as possibilidades quanto à utilização da lousa digital no processo de alfabetização, bem como suas implicações na escola. Perpassando pela reflexão quanto ao uso das novas tecnologias, entre os educandos, e como eles são atores efetivos no processo de mudança da escola, num aspecto de renovação da educação e dos conceitos estabelecidos e estagnados ao longo dos anos. Ainda, busca abordar sobre o uso da lousa digital nas diferentes gerações que se relacionam socialmente, tendo-se como uma das figuras principais o educador. Aqui, identificar a relação entre educador e educando é um fator considerável, tendo em vista, em muitos casos a dificuldade dos educadores em lidar com as tecnologias, nesse sentido é abordada a importância de uma formação constante por parte do educador, e que acompanhe as novas tecnologias possibilitando construir uma mediação pedagógica que contemple os aspectos sociais, e de relação tecnológica entre, escola, sociedade e educando. Considerando os aspectos positivos, a pesquisa considera de significativa importância o trabalho realizado com a utilização da lousa dentro da Sala Informatizada, pois avalia essa a nova realidade, como o contexto aos quais os alfabetizandos estão mais submetidos. |