Abstract:
|
O aprender e ensinar na cultura digital apresenta inúmeros desafios para os conviventes da escola. Torna-se imprescindível (re)significar os processos educativos no contexto educacional emergente, e isso requer dos professores e professoras um constante aprendizado, que desafiem-se para proporcionar um ensino que faça emergir o desejo dos estudantes para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Nesse sentido estruturou-se a presente pesquisa, a qual objetivou compreender de que forma as tecnologias comunicacionais com o aplicativo WhatsApp podem potencializar práticas pedagógicas, ressignificando o processo de ensino e aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. E, como objetivo principal, delineou-se: investigar como as tecnologias comunicacionais com o aplicativo WhatsApp podem potencializar as práticas pedagógicas e ressignificar o processo de ensino e aprendizagem junto aos estudantes do ensino fundamental, anos finais. Como metodologia de pesquisa, elencamos a pesquisa qualitativa, com estudo de caso, tendo como público-alvo as professoras de Artes e Espanhol, juntamente com os estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede municipal de ensino. Propôs-se às pesquisadas que desenvolvessem seus conteúdos de sala de aula, qualquer proposta, na qual contemplariam o uso dos aplicativos comunicacionais (WhatsApp), para discutir a sua inserção nas aulas e verificar como se daria essa ação. Os resultados foram significativos. As professoras constataram que os aplicativos promoveram uma aproximação entre os mesmos, o fortalecimento de vínculos, melhoria do ambiente da sala de aula, prazer em desenvolver as atividades propostas, criatividade, além do esperado encantamento pelo processo de aprender. Compreende-se que os desafios pela presença da cultura digital no meio educativo ainda são inúmeros, mas podem ser superados aos poucos. Basta que estejamos abertos e capazes de agregar as tecnologias digitais como potenciais educativos. |