Abstract:
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O presente trabalho teve por objetivo conhecer as concepções de professores em relação ao uso das TDIC na Escola de Ensino Médio Macário Borba, localizada no município de Sombrio/SC. Para atingir os objetivos delineados foi realizada uma pesquisa bibliográfica em relação ao uso instrumental ou pedagógico das TDIC, uma análise documental do Projeto Político Pedagógico observando a concepção de acesso e uso das TDIC expressa pelo documento de orientação da escola. E, por fim, aplicado um questionário aos professores buscando identificar as demandas com relação ao uso das TDIC na escola e as dificuldades encontradas pelos professores no uso dessas tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Identificamos como dificuldades a esta inclusão, a infraestrutura em relação ao laboratório de informática que é insuficiente à demanda de professores e alunos, a necessária organização dos equipamentos em locais acessíveis e, concomitante a isso, a formação continuada sobre o uso pedagógico das TDIC para o coletivo da escola. Percebemos que há recursos disponíveis que estão sendo incluídos em suas práticas apenas como suportes ao ensino, diante disso necessitando de uma definição no PPP da escola sobre a concepção do papel do professor, do aluno e da escola que viabilize a inclusão das TDIC com práticas que valorizem o papel dos estudantes como protagonistas de suas aprendizagens. |