Abstract:
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A pesquisa investigou as relações entre inclusão digital e a formação professor-aluno. Nesse sentido, esse trabalho busca identificar, através de pesquisa qualitativa e quantitativa, de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir com atividades mais dinâmicas e interativas para o professor trabalhar em sala de aula. A investigação foi realizada por meio de questionários, tendo em vista uma representação de alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, de uma escola estadual de Santa Catarina. Os dados obtidos foram tabulados e descritos pela acadêmica, sendo que os mesmos dados foram examinados e discutidos posteriormente tendo como referência o uso das tecnologias na instituição escolar. Os resultados da pesquisa proporcionaram uma reflexão das práticas pedagógicas com a utilização das TDICs como ferramentas para a ampliação da participação dos sujeitos e potencialização dos processos de aquisição do conhecimento, acredita-se que os professores precisam buscar novos conhecimentos em sua formação para acompanhar a geração que domina a tecnologia de maneira espontânea e com propriedade. Desta forma, evidencia-se que, este estudo pode possibilitar um olhar mais detalhado sobre a questão da inclusão digital no contexto atual, a influência da formação do professor nesse processo e as possíveis reflexões sobre o tema, por meio de um diagnóstico real de causas onde o aprender juntos pode ser uma alternativa entre alunos e professores, ao interagir com recursos tecnológicos que se fazem cada vez mais presentes nas escolas. |