Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo examinar se a utilização do Blog da Escola de Educação Básica São Ludgero pelos alunos do Ensino Médio Inovador (EMI) pode contribuir com os processos colaborativos de construção do conhecimento. Sendo assim, foi realizado um estudo do significado e importância do blog para a comunicação, e investigou-se a importância da gestão escolar para potencializar o trabalho colaborativo entre escola, sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e a tecnologia na escola. Também fez parte do escopo desta pesquisa uma análise de algumas das possibilidades de utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se como método experimental o questionário, através de uma perspectiva qualitativa de pesquisa para empreender uma análise do objeto pesquisado. Também se fez uso da pesquisa quantitativa, pois os dados coletados foram submetidos a análises estatísticas. Utilizou-se como contexto de pesquisa a Escola de Educação Básica São Ludgero, localizada em São Ludgero, Santa Catarina e os sujeitos pesquisados foram os alunos das turmas do EMI (Ensino Médio Inovador). Pretende-se examinar a utilização do blog da Escola visando compreender de que formas seu uso poderá ser incentivado e melhor explorado na comunidade escolar, repensar sua função; para que haja dinamismo de informação e tornar os alunos integrantes ativos na participação e divulgação de suas produções. |