Abstract:
|
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de discutir as possibilidades do uso das tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no currículo escolar, principalmente no processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Inglesa, na Escola de Ensino Médio Macário Borba, em Sombrio, SC. Para isso, foi utilizado um aplicativo gratuito para a aprendizagem da língua inglesa, o Duolingo, que instalado nos dispositivos móveis - celulares – da professora e seus estudantes permitiu aulas mais interativas e com bons resultados de aprendizagem. Como base teórica utilizou-se autores (DAVYDOV, BAKHTIN) que discutem a construção da língua e suas linguagens, assim como os métodos mais utilizados e adequados para a aquisição de uma língua estrangeira. Nesse sentido, em concordância com os autores, entende-se o uso da língua como um instrumento de interação, que cria significados entre os indivíduos, em a sociedade cada vez mais globalizada. Este aplicativo tem uma visão contemporânea dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, com conteúdos que podem ser incorporados às propostas curriculares escolares. |