Linguagem audiovisual: a importância que exerce no cotidiano escolar sob-olhar na obra videográfica a vida e nossas escolhas

DSpace Repository

A- A A+

Linguagem audiovisual: a importância que exerce no cotidiano escolar sob-olhar na obra videográfica a vida e nossas escolhas

Show full item record

Title: Linguagem audiovisual: a importância que exerce no cotidiano escolar sob-olhar na obra videográfica a vida e nossas escolhas
Author: Derussi, Jussani
Abstract: Com o referido TCC, procuramos investigar e compreender a importância da Linguagem Audiovisual para fins pedagógicos no cotidiano escolar. tendo como campo da pesquisa empírica a instituição de Educação Básica Coronel Lara Ribas, situada no município de Chapecó - SC. O estudo foi realizado por meio de levantamento teórico (ALMEIDA e VALENTE, 2012, FANTIN; 2010), e com pesquisa de campo de caráter quali-quantitativo, tendo como tema “Linguagem Audiovisual: a importância que exerce no cotidiano escolar sob-olhar na obra vídeográfica A vida e nossas escolhas”. Partindo da experiência da pesquisadora em produzir curtas metragens, é assumido o compromisso de incentivar os discentes a realizarem uma (re)leitura crítica dos artefatos midiáticos e seus usos no cotidiano escolar. A partir de aplicação de questionários disponíveis online, respondidos por coordenadores e professores participantes, além de reflexões frente às cenas da referida obra audiovisual, foi possível fazer um levantamento de elementos que comprovaram nossas indagações sobre o tema em estudo, contemplando os objetivos propostos, entre eles o de incentivar os docentes a utilizarem linguagem audiovisual no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica, além da elaboração de um folder orientador aos professores que pretendem realizar tal modalidade de atividade. Com as respostas, foi possível conhecer com que frequência e qual finalidade eram usados os materiais didáticos com uso de tecnologias pelos profissionais, bem como de que forma entendem a linguagem audiovisual no cotidiano escolar de forma pedagógica. A análise dos dados, a investigação no espaço escolar e discussões teóricas possibilitaram inúmeras reflexões sobre esta temática, permitindo entender o quanto se torna significativo o uso construtivo e consciente dos aparatos tecnológicos com fins pedagógicos por parte dos docentes, aprimorando-se o que defendemos por letramento digital.
Description: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168753
Date: 2016-09-28


Files in this item

Files Size Format View
TCC Derussi.pdf 1.498Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar