Abstract:
|
O objetivo do presente trabalho intitulado “As TDIC e suas contribuições no ensino da geografia – “possibilidades e desafios no âmbito escolar” é analisar como todo corpo docente está se apropriando das tecnologias para construção do conhecimento no ensino da geografia. Os autores estudados para compreender o ensino da geografia nos anos iniciais, a importância do ensino da geografia, as possibilidades e desafios das TDIC no ensino da geografia, os websites no processo de ensino aprendizagem, os blogs educacionais, como integrar as TDIC na escola, os professores, alunos e as TDIC e o uso dos recursos tecnológicos no ensino da geografia, foram: Moran (2000); Costa (2012); Cavalcanti (1999); Lévy (1999); Santos (2010) entre outros. Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, e os procedimentos escolhidos para a coleta de dados foram as observações e as entrevistas semi-estruturadas. Os dados de pesquisa permitem afirmar que ainda existem muitos desafios e muitos questionamentos que inquietam os professores. Os sujeitos da pesquisa são os alunos, professores e gestores da Escola Básica Adriano Mosimann. Professores e alunos são parceiros do ensino aprendizagem, o professor planeja de acordo com a necessidade do aluno. Os recursos tecnológicos servem de auxilio ao estudo e facilitam a aprendizagem. A escolha dos recursos deve ser cuidadosa, pois, se usados de forma correta, garantem um aprendizado significativo. O uso desses equipamentos na aula de geografia tornam as aulas menos abstrata e mais atraente. Além disso, é possível afirmar que os alunos anseiam por práticas novas, libertadoras, que lhes dêem voz ativa e que estejam de acordo com as novas formas de comunicação presentes em suas vidas. Diante esse contexto, quais poderiam ser as possibilidades e os desafios encontrados na inserção das TDIC no ensino da geografia? |