Abstract:
|
Na atualidade é necessário mudar a cultura da escola, mudando os espaços, os tempos e o funcionamento da sala de aula para inseri-la na cultura digital. Para isso, a escola precisa de algumas adaptações, não apenas infraestruturais, mas principalmente nos paradigmas que norteiam as formas de ensino e aprendizagem. A proposta deste trabalho é facilitar os professores a compreensão do papel da escola frente à cultura digital, dando-lhes condições de utilizarem as novas mídias no ensino, mostrando de que maneira os softwares educativos podem auxiliar no processo de ensino na educação, dando ideias para aplicação na prática, criando condições para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é fazer com que o professor conheça e aprenda a lidar com os recursos tecnológicos que serão utilizados em suas aulas, podendo assim planejar com mais segurança aulas mais criativas e dinâmicas, integrando a tecnologia com a proposta de ensino.Os assuntos abordados neste trabalho foram estudados ao longo do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, proporcionado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e as sugestões de planos de aula foram aplicadas com alunos do Centro Educacional Vereador Raymundo Veit. Com este trabalho procura-se demonstrar como softwares aparentemente simples podem se tornar grandes aliados no aprendizado dos alunos e tornar as aulas mais atrativas. |