Abstract:
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A matemática no cotidiano escolar é vista como uma disciplina que para muitos estudantes, é considerada, de difícil entendimento. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi de analisar como a ferramenta digital é utilizada no planejamento do ensino de matemática numa escola da rede de Jacinto Machado/SC. Os métodos de pesquisa utilizados foram bibliográfica e de campo. Para complementar a fundamentação teórica deste trabalho, utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário a alunos do 6º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, professores de diferentes disciplinas da mesma escolar, com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola está inserida ao se deparar com propostas de utilização de recursos tecnológicos no seu Projeto Político Pedagógico. Buscou-se o e embasamento teórico em autores como Dellors (1988), D’Ambrosio(1990), Ferreira (2010), Freire (2001), Perrenoud(2002), Teixeira (2010), entre outros, que enfatizam a introdução das tecnologias nas atividades escolares. Como resultado da pesquisa foi possível compreender que é muito importante a inclusão digital no âmbito escolar ou mesmo no cotidiano do aluno. É necessário saber que incluir digitalmente o planejamento de matemática é disponibilizar a tecnologia e fazer dela um instrumento de ensino e aprendizagem. |