Abstract:
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Esta tese se concentra sobre certa lógica que perpassa alguns textos e imagens elaboradas por Jorge de Lima [1895-1953]. Ela diz respeito ao ?despedaçamento? tanto das formas quanto dos sentidos e se avoluma especialmente ao longo dos versos de Invenção de Orfeu, livro publicado em 1952. Nesse sentido, trata-se do destaque de agitações de diferença e diferimento que expõem dois movimentos, pelo menos: primeiramente, uma retomada tanto de textos clássicos da literatura ocidental quanto dos próprios textos e imagens produzidas pelo médico e escritor Jorge de Lima. Por outro lado, essa retomada ainda se faz acompanhar de contorções dos sentidos, os quais então se afiguram metamorfoseados, de modo a expor uma instância de vacuidade primeira do sentido. Enquanto veicula faltas, ou seja, presenças em negativo, esse percurso de textos e imagens permite considerar os caminhos ? se não alguns descaminhos ? do pensamento que não se desfaz da dimensão do desejo mesmo quando ele se defronta com os desastres no transcurso histórico dos ?eus? e dos ?nós? despedaçados. Trata-se, portanto, da consideração de uma peculiar experiência da língua ? seja no âmbito da consecução dos sentidos semânticos, seja naquele das sensações. |