Infância e presença na experiência do artista

DSpace Repository

A- A A+

Infância e presença na experiência do artista

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.author Medeiros, Fábio Baracuhy pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:33:43Z
dc.date.available 2016-09-20T04:33:43Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341608 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167906
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A tese sugere uma leitura de autores como Gilles Deleuze, Marcel Proust e Hans Ulrich Gumbrecht, entre outros, na investigação da infância, entendida como esse instante presente em que a intensidade se inscreve na experiência do artista. Explora-se a ideia de que a infância, nesse sentido, pode acontecer a qualquer momento da vida. A pesquisa, desenvolvida em nível estritamente teórico, parte também da perspectiva de autores como São João da Cruz, Jean Genet, Andrei Tarkovski e Michel Leiris, explorando os conteúdos mais imagéticos de suas obras, e relacionando-os com a infância e com a dimensão da presença no trabalho do artista. Dois episódios de Em Busca do Tempo Perdido de Proust estão no centro da discussão: ?Os campanários de Martinville? e ?A Morte de Bergotte?. Duas infâncias, entendidas como ?acontecimento? e aprendizado, são aí analisadas, através das obras de Deleuze Proust e os Signos e Lógica da Sensação. Com Gumbrecht, no último capitulo, busca-se realizar teoricamente o ?espaço imaginário? proposto pelo trabalho, relacionando a experiência do artista à infância e à presença.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present work suggests an approach of such authors as Gilles Deleuze, Marcel Proust and Hans Ulrich Gumbrecht, among others, through the study of the theme of childhood, understood as this present instant in which intensity is entrenched in the experience of the artist. We develop the idea that childhood, in this sense, can happen at any moment in life. Our research, undertaken on a strictly theoretical level, also considers the perspective of authors such as Saint John of the Cross, Jean Genet, Andrei Tarkovsky and Michel Leiris, by exploring the most pictorial contents of their works, relating them to childhood and to the dimension of the artist's presence in the work. Two episodes from ?In Search of Lost Time?, by Proust, form the core of the discussion: ?The Bell Towers of Martinville? and ?The Death of Bergotte?. Two types of childhood, understood as ?happening? and learning, are analyzed here, through Gilles Deleuze's two works, "Marcel Proust and the Signs" and "Logic of Sensation". With Gumbrecht, in the last chapter, we attempt to perform the ?imaginary space? proposed by the work, relating the experience of the artist to childhood and to presence. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Infância pt_BR
dc.subject.classification Artistas pt_BR
dc.title Infância e presença na experiência do artista pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Girardello, Gilka pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
341608.pdf 1.009Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar