Competências empreendedoras: estudo de caso em uma organização de ensino intensiva em conhecimento

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Competências empreendedoras: estudo de caso em uma organização de ensino intensiva em conhecimento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Édis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Consoni, Deizi Paula Giusti pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:15:02Z
dc.date.available 2016-09-20T04:15:02Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341764 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167732
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Muito se tem falado sobre empreendedorismo ao longo dos últimos anos. Seu conceito vem conquistando o olhar de outras ciências, passando, assim, a figurar em espaços para além da organização. As competências empreendedoras passam a ser mais exigidas na formação profissional e valorizadas não somente no mundo do trabalho, mas na sociedade, no setor público, na iniciativa privada e na própria vida do indivíduo. Nessa conjuntura, entendendo que a escola pode ser um eventual ponto de partida do empreendedor para ?o mundo? é possível que as competências empreendedoras dos professores dos cursos técnicos possam despertar nos alunos a ?vocação empreendedora? ou as competências empreendedoras tão necessárias atualmente. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as competências empreendedoras presentes nos professores dos Cursos Técnicos Subsequentes do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Para isso, a pesquisa foi conduzida por uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. No que tange aos procedimentos foi bibliográfica, documental, com estudo de campo e com estudo de caso. Para análise e interpretação dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo. A revisão sistemática integrativa permitiu verificar a inexistência de estudos que analisassem competências empreendedoras em professores, bem como que afirmassem a presença de tais competências nos docentes, tornando essa pesquisa relevante. A pesquisa empírica revelou que os professores pesquisados são empreendedores e que juntos possuem todas as características empreendedoras citadas no modelo de Cooley (1990), quais sejam: estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, persistência, comprometimento, busca de informações, busca de oportunidades e iniciativa, exigência de qualidade e eficiência, correr riscos calculados, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança. Por fim, observou-se que as competências planejamento e monitoramento sistemático, comprometimento e exigência de qualidade e eficiência apresentaram-secom maior frequência que as demais. E a competência busca de oportunidades e iniciativa apresentou-se com menor frequência.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Much has been said about entrepreneurship over the past years. Its concept has been grasping the look of other sciences, therefore appearing in spaces beyond the organization. Entrepreneurial skills grow in demand in professional training, and are valued not only in the workplace. In this context, it is possible that the entrepreneurial skills of teachers of technical courses can awaken in students the "entrepreneurial streak" or the entrepreneurial skills that are so necessary nowadays. Therefore, the objective of this research was to analyze the entrepreneurial expertise of teachers of the subsequent technical courses of the Florianópolis-Continente Campus of Instituto Federal de Santa Catarina ? IFSC, the federal institute of education located in the state of Santa Catarina, Brazil. For this purpose, the research was conducted in a qualitative approach, of exploratory and descriptive nature. Regarding procedures, it included literature review, as well as document and case study. Finally, data analysis was guided by content analysis. The research revealed that the surveyed teachers are entrepreneurs and that together they possess all the entrepreneurial characteristics mentioned in Cooley's (1990) model, and later by Rosa and Lapolli (2010), Schmitz (2012) and Souza (2013), namely: setting goals, systematic planning and monitoring, persistence, commitment, search for information, pursuit of opportunities and initiative, demand for quality and efficiency, taking calculated risks, persuasion and networking contacts, independence and self-confidence. It was observed that the skills of systematic planning and monitoring, commitment and demand for quality and efficiency showed up more often than the others. And the competences of pursuit of opportunities and initiative showed up less frequently. en
dc.format.extent 256 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.title Competências empreendedoras: estudo de caso em uma organização de ensino intensiva em conhecimento pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR


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