dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Rocha, Eloisa Acires Candal |
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dc.contributor.author |
Demetrio, Rubia Vanessa Vicente |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2016-09-20T04:14:15Z |
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dc.date.available |
2016-09-20T04:14:15Z |
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dc.date.issued |
2016 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
340553 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167723 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016. |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivo analisar como as professoras compreendem o lugar que a dimensão corporal ocupa nas relações educativas em um grupo de bebês ? G1, na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Partindo do princípio de que a relação estabelecida entre a professora e os bebês é primordialmente corporal, questionou-se de que modo essa dimensão compõe a especificidade da relação educativa com esse grupo. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário respondido por 12 professoras, que atuam com o grupo de bebês; e, para análise dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo. O processo de análise dos dados foi pautado em um diálogo interdisciplinar, sobretudo, por meio das pesquisas recentes da área da Educação, que elegeram as relações educativas com bebês e crianças pequenas como seu objeto de estudo e que se pautaram em Vygotsky (2008), Bakthin (2008) e Wallon (1975). O estudo evidenciou que a dimensão corporal compõe a especificidade educativa do grupo de bebês, principalmente identificadas nas ações de cuidado, ações de brincadeira e ações de comunicação; possibilitou observar que as relações estabelecidas no grupo de bebês exigem da professora uma disposição corporal para atender às necessidades físicas, emocionais e relacionais dos bebês, ocasionando um desgaste do corpo adulto e uma necessidade de compartilhamento da docência com um terceiro profissional. Outro aspecto analisado refere-se à potência presente na ação dos bebês nas relações educativas da creche, especificamente marcadas nas ações de brincadeira, de interação e de comunicação. |
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dc.format.extent |
179 p.| il, grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
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dc.subject.classification |
Creches |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professoras |
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dc.title |
A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Agostinho, Kátia Adair |
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