Estudo de métodos para avaliação de empresas com foco nos valores intangíveis: Goodwill

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Estudo de métodos para avaliação de empresas com foco nos valores intangíveis: Goodwill

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author Osinski, Marilei pt_BR
dc.date.accessioned 2016-09-20T04:03:21Z
dc.date.available 2016-09-20T04:03:21Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 341875 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167610
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O modelo de competitividade mudou, nesse contexto, a sociedade entrou em uma era onde os ativos intangíveis são os maiores bens de uma empresa. Contudo, algumas lacunas e incertezas se apresentam na literatura no que concerne a entender qual o valor de uma empresa baseada em atividades intensivas de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar os métodos de avaliação de ativos intangíveis no contexto da gestão empresarial, econômica e estratégica. A base conceitual aborda o conceito do Goodwill que envolve elementos não materiais e trata da diferença entre o valor de mercado e o valor registrado de determinada empresa. O presente estudo caracteriza-se como descritivo, bibliográfico, indutivo, e foi utilizada a Revisão Sistemática Integrativa, através de uma busca exaustiva por estudos relevantes sobre o tema em questão. Como principais resultados desse estudo podem-se destacar a existência de métodos de avaliação de ativos intangíveis destinados a empresas de setores específicos, como público e/ou privado, podendo estar mais alinhados ao contexto da gestão empresarial; econômica e/ou estratégica. Além disso, constatou-se que ativos intangíveis constituem um tema atual e crescentemente abordado na literatura.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: The competitive model has changed, in this context, the society entered into an era in which intangible assets are the greatest assets of a company. However, some gaps and uncertainties are presented in the literature as to understand what the value of a company based on knowledge intensive activities. In this sense, the objective of this study is to analyze the methods of evaluation of intangible assets in the context of business, economic and strategic management. The conceptual framework addresses the Goodwill concept that involve not material elements and the difference between the market value and the recorded value of a company. This study is characterized as descriptive, bibliographic, inductive, and it used the Systematic integrative review, through a comprehensive search for relevant studies on the subject in question. As the main results of this study can highlight the existence of valuation methods of intangible assets intended for specific industries companies, as public and/ or private, that can be better aligned to the context of business; economic and/ or strategic management. Furthermore, it was found that intangible assets are a current topic and increasingly addressed in the literature. en
dc.format.extent 135 p.| ils, tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ativos intangíveis pt_BR
dc.subject.classification Capital intelectual pt_BR
dc.title Estudo de métodos para avaliação de empresas com foco nos valores intangíveis: Goodwill pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rados, Gregório Jean Varvakis pt_BR


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