Abstract:
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A Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos é caracterizada pela presença de grandes empresas internacionais que atuam globalmente e por pequenas e médias empresas nacionais. Por ser um setor altamente competitivo, caracteriza se também pela constante busca por inovações e aperfeiçoamentos dos produtos ofertados. Por isso, vê-se a necessidade – por parte das empresas, do conhecimento e adoção de estratégias bem delineadas, no que se refere à busca pelo seu crescimento financeiro e como marca. Tendo em vista que o Brasil ocupa atualmente a quarta posição no mercado consumidor da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o objetivo geral deste trabalho é identificar as estratégias de crescimento adotadas por uma das empresas brasileiras líderes do setor: ‘O Boticário’. A empresa foi fundada em 1977 por Miguel Krigsner, como uma pequena farmácia de manipulação no centro da cidade de Curitiba/PR. Recentemente, a empresa lançou outras três marcas (Eudora; Quem disse, Berenice; e The Beauty Box), formando o ‘Grupo Boticário’. Para ir ao encontro deste objetivo geral, fez-se necessário a revisão teórica acerca de temas relacionados à estratégias de crescimento, bem como o estudo sobre o panorama atual do setor à qual está inserida a empresa, no Brasil e no mundo, identificando o padrão de concorrência do mesmo. Por fim, o estudo concluiu-se, com a demonstração do desempenho da empresa nos últimos anos, mediante a verificação das estratégias adotadas. Verificou-se que a empresa segue o padrão de concorrência do setor, investimento fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e processos, tendo como principal estratégia a diferenciação de seus produtos, dado o mercado de oligopólio-diferenciado à qual está inserida. |