Abstract:
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A crise iniciada nos Estados Unidos em meados do ano de 2007 logo atingiu o resto do mundo e então os países adotaram diversas medidas a fim de se defenderem dos efeitos de uma desaceleração em suas economias. O Brasil adotou um pacote de estímulos à demanda interna. Dentre as medidas adotadas se destacou, por exemplo, a concessão de incentivos fiscais, principalmente para bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos de linha branca, foco deste estudo. Com isso, objetivou-se realizar um estudo exploratório das políticas de incentivos ao consumo adotadas sobre o setor de eletrodomésticos de linha branca a fim de mensurar o impacto sobre as vendas e presença de eletrodomésticos nos domicílios brasileiros, num cenário de pós crise financeira internacional nos anos de 2008 a 2013. Para isso, analisou-se o impacto das políticas de redução do IPI e IOF. Esse estudo constatou que o mercado interno foi incentivado com o aumento de crédito e desonerações fiscais e que as políticas de incentivo ao consumo foram efetivas para conter os efeitos da crise no país no período de 2008 a 2011. Já no período de 2012 a 2013, identificou-se o enfraquecimento do efeito dessas sobre o consumo. |