A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil

DSpace Repository

A- A A+

A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil

Show simple item record

dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.date.accessioned 2016-09-15T13:38:31Z
dc.date.available 2016-09-15T13:38:31Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. C. A. A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Revista Perspectiva, v. 34, n. 1, p. 102-118, 2016 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167439
dc.description Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p102 pt_BR
dc.description.abstract O artigo discute o papel da geometria na formação de normalistas no início do século XX, quando o ensino primário se estrutura no Brasil com o apoio do método intuitivo. A geometria vista como um saber a ensinar trataria suporte, para além dela mesma, ao ensino das formas, essencial na perspectiva intuitiva de conhecimento. Pelos pressupostos do método intuitivo, a aprendizagem inicia-se pelas sensações, pelos órgãos dos sentidos. Assim, observar, tocar, sentir e, enfim, nomear são processos fundamentais. Para Pestalozzi, a intuição no método elementar não se restringe à simples impressão sensível causada pelas coisas. Sendo assim, carece de fazer agir uma arte da intuição pela qual participam os elementos fundamentais que permitem o conhecimento: a forma, o número e o nome. O modelo de formação de professores baseado na arte de ensinar, que supunha a observação de bons modelos de ensino, é reforçado com a publicação de revistas pedagógicas que funcionariam como uma caixa de utensílios na qual as lições seriam dedicadas aos professores, fornecendo um conhecimento para ensinar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Perspectiva pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Professor primário pt_BR
dc.subject Método intuitivo pt_BR
dc.title A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
38779-150517-1-PB.pdf 335.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar