dc.contributor.author |
Costa, David Antonio da |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-15T13:38:21Z |
|
dc.date.available |
2016-09-15T13:38:21Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, D. A.. A Aritmética Escolar (livro do mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX. Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 85-101, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167438 |
|
dc.description |
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2016v34n1p85/31932 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este texto tem como objetivo apresentar uma análise do livro Arithmética Escolar: livro do mestre, de Ramon Roca Dordal. Essa obra é um marco do ensino intuitivo da Aritmética em tempos de implantação dos grupos escolares no Brasil. Trata-se de um texto emblemático destinado aos professores do ensino primário para uso em conjunto com a coleção de cadernos de aritmética destinados aos alunos. Fundamentado nas asserções de Darnton (2010), Choppin (2004), Chervel (1990) e Chartier (1990), toma-se o livro didático como fonte de pesquisa privilegiada, revelando aspectos do circuito do livro: desde as prescrições normativas com sua adoção nas escolas públicas assim como alguns aspectos metodológicos acerca do ensino de aritmética. Os resultados apontam a engenhosa articulação efetuada por Roca Dordal, que junto com um grupo de normalistas paulistas construíram as bases para a disseminação de um conjunto de ações que intencionavam a implantação de um ensino moderno, sustentado pela vaga do método intuitivo no ensino primário. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Perspectiva (UFSC) |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.title |
A aritmética escolar (Livro do Mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |