Abstract:
|
Este trabalho foi elaborado para apresentar a tecnologia Rádio Escolar como contribuinte na promoção de atividades interdisciplinares dentro da escola. A Rádio é uma tecnologia digital de informação e comunicação que consegue ser desenvolvida dentro da escola unindo diferentes temas e atividades que englobam diferentes disciplinas. O uso das tecnologias de informação na Escola de Educação Básica Frei Lucínio Korte está descrito no Projeto Político Pedagógico da unidade, e como princípio para escola as tecnologias procuram levar o entendimento e permitir a interação dos alunos com o mundo, reforçando e promovendo o letramento. Através da análise do Projeto Político Pedagógico, notou-se que a escola busca o desenvolvimento da interdisciplinaridade e diálogo entre professor e aluno, propiciando a elaboração de projetos como este. É inovador e desafiador a criação de uma Rádio na escola, pois é uma nova possibilidade de envolver grande parte da comunidade escolar e também dar voz a criatividade dos alunos. Atividades interdisciplinares aqui estão propostas como: Produção de Gêneros Textuais, Expressão corporal e oral, Atividades de raciocínio logico, etc. são alguns exemplos de atividades que podem ser promovidas com a Rádio Escolar. Os objetivos deste projeto procuram sempre evidenciar o educando com foco, demonstrando que os programas desenvolvidos pelos alunos trazem junto a si a interdisciplinaridade, pois atinge diversas áreas do conhecimento e do saber. Também evidencia a potencialidade da rádio escolar como objeto importante para o desenvolvimento social dos alunos e também como se torna uma múltipla ferramenta de ensino aprendizagem. |