Abstract:
|
Este trabalho baseia-se no estudo sobre a formação dos professores do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto na Cidade de Curitibanos, no Estado de Santa Catarina e sua relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo geral da pesquisa foi dialogar sobre como as TDIC, foram abordadas na formação inicial dos professores do Núcleo Municipal Professora e seus objetivos específicos são contextualizar o uso das TDIC na cultura digital; historicizar o uso das TDIC e formação continuada Curitibanos e analisar como conhecimento acadêmico das TDIC contribui na prática docente diária dos professores. A pesquisa apresenta os dados coletados por meio de um questionário aplicado aos professores de Ensino Fundamental I e II onde se ressalta a importância do uso das TDIC pelo fato de que os alunos dominam muito bem os mecanismos digitais. Evidencia-se a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes em relação ao uso das TDIC para que os professores sintam-se capazes de exercer a função de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. Sendo que, o uso das tecnologias por si só não representa mudança pedagógica, se for usada somente como suporte tecnológico para ilustrar a aula, o que se torna necessário é que ela seja utilizada como mediação da aprendizagem para que haja melhoria no processo ensino-aprendizagem. |